No ano passado eu escrevi um tutorial mostrando como criar nuvens usando o Adobe Photoshop. Como recebi vários e-mails perguntando como criar um texto feito com nuvens decidi escrever um tutorial com dicas rápidas explicando como fazer isso.

Seguindo com a série Dicas Rápidas, nesse tutorial mostrarei a você como criar um texto com nuvens, usando brushes e alguns outros efeitos interessantes de luz.

Passo 1

Crie um documento novo no Photoshop, eu usei 1920x1200 pixels para o tamanho. Então utilizando o Layer Style aplique o Gradient Overlay na camada de fundo. Use Normal para o Blend Mode, 100% Opacity, Radial para o estilo e #07090b e #27160a para as cores. Também aumente a escala para 115%.

Image of a step from the Photoshop Quick Tips #6: Cloudy Text

Passo 2

Com a ferramenta Horizontal Type Tool (T) digiteNUVENS, tudo maiúsculo. Eu usei Helevtica Neue Ultra Light. É importante que você use uma fonte light porque vamos inserí-la em um path. Depois disso vá para Layer>Rasterize>Type. Isso vai rasterizar a camada, então na Layer Palette, segure a tecla Command(mac)/Control(pc) e clique no thumbnail da camada. Isso vai criar uma seleção marquee a partir do texto.

Image of a step from the Photoshop Quick Tips #6: Cloudy Text

Passo 3

Com a seleção marquee do passo anterior, vá até o Path Palette e clique no ícone Make Work Path from the Selection (1). Então salve o path para poder usá-lo mais tarde. Você pode fazer isso clicando no ícone que está no topo a direita (3) e clicar em Save Path.

Image of a step from the Photoshop Quick Tips #6: Cloudy Text

Passo 4

Com a ferramenta Direct Selection Tool (A) vamos editar o path. Comece deletando a parte interna dos paths. Cada letra precisa ter apenas um path como na imagem 2.

Image of a step from the Photoshop Quick Tips #6: Cloudy Text

Passo 5

Vamos criar um brush que será usado para criar as nuvens. Já publiquei um tutorial mostrando como fazer esse brush, então você pode dar uma olhada em http://abduzeedo.com/beautiful-fluffy-clouds-photoshop-christmas-tutorial . Mas abaixo você pode ver o que é necessário para criar o brush. Vá para Window>Brushes. Selecione um brush regular e leve. Selecione o Shape Dynamics, Texture and Other Dynamics. Para a textura é muito importante que você mude a escala cada vez que mudar o brush tip scale.

Image of a step from the Photoshop Quick Tips #6: Cloudy Text

Passo 6

Novamente com o Direct Selection Tool (A), clique com o botão direito do mouse sobre o path na imagem e selecione Stroke Path. Uma caixa de diálogo vai aparecer, a janela stroke path, onde você pode selecionar o que vai usar para stroke the path. Tenha certeza que tem o brush que criamos selecionado e então selecione Brush. Também certifique-se de que a cor branca esteja selecionada para a cor do brush. (1).

Nós vamos repetir isso duas outras vezes, mas cada uma em uma nova camada. Na primeira vez usamos branco, na segunda usaremos preto e na terceira branco de novo. Isso adicionará volume as nuvens e as deixará mais realistas.

Image of a step from the Photoshop Quick Tips #6: Cloudy Text

Passo 7

Vamos criar e adicionar mais algumas nuvens, (image 1), e então adicionar outra camada e ir para Filter>Render>Clouds. Garanta que você selecionou preto e branco para as cores. Depois disso altere o Blend Mode dessa camada para Color Dodge e com o Eraser Tool (E) delete algumas áreas deixando apenas aquelas mais próximas das nuvens.

Vamos também adicionar alguns efeitos de luz. Para fazer isso adicione um folder no Layer Palette, esse folder precisa estar abaixo das nuvens que criamos com a ferramenta brush tool. Altere o Blend Mode of the folder to Color Dodge. Dentro desse folder adicione uma nova camada. Então com o Brush Tool (B) e branco para a cor, comece a pintar algumas nuvens. Essas nuvens que estamos pintando serão o efeito de luz, então se quiser pode trocar a opacidade do brush clicando nas teclas numéricas (1-0). Use a imagem abaixo como referência.

Image of a step from the Photoshop Quick Tips #6: Cloudy Text

Passo 8

Agora apenas adicione algumas estrelas. Para fazer isso crie uma nova camada e a preencha com preto. Então vá para Filter>Noise>Add Noise. Use 10% para o Amount e Gaussian para o Type. Depois disso vá para Image>Adjustments>Levels, aumente o preto até que você tenha apenas algumas estrelas e depois aumente o branco para deixá-las mais brilhosas. Também altere o Blend Mode to Color Dodge.

Image of a step from the Photoshop Quick Tips #6: Cloudy Text

Passo 9

Selecione todas as camadas e então as duplique, então vá para Layer>Merge Layers. Depois disso vá para Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 12 para o amount. Altere também o Blend Mode to Screen., isso criará um brilho interessante e deixará as nuvens mais realistas.

Image of a step from the Photoshop Quick Tips #6: Cloudy Text

Conclusão

Você pode adicionar mais efeitos de luz, estrelas maiores ou ainda testar cores diferentes, a idéia desse tutorial foi mostrar dicas rápidas para criar nuvens e texto feito com nuvens. Agora é só testar e brincar com as diferentes variações para o tema.

Image of a step from the Photoshop Quick Tips #6: Cloudy Text
Click on the image for full preveiw

Faça o Donwload do arquivo PSD

Click here to download the Photoshop fileused for this tutorial

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.